terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tambaú fede



        Ivaldo Gomes


        Não entendo como a PMJP quer atrair mais turistas pra João Pessoa e se esquece de mandar, pelo menos, lavar as calçadas de Tambaú. Pra quem não conhece João Pessoa, a praia de Tambaú é uma espécie de Copacabana aqui pra gente. É uma vitrine da cidade. Pois bem, no trecho que se estende do Edifício Borborema (já praia do Cabo Branco) até o Largo da Gameleira (já no início da praia de Manaíra) é de fazer nojo o estado das calçadas e pistas de rolamento. Faz muito, mais muito tempo, que aquelas áreas não vêm água a não ser das chuvas.
        Tudo que é festa é feito nessa área. Só que a limpeza ‘depois da festa’ é no máximo apanhar o lixo e varrer as ruas. Já a sujeira causada principalmente por líquidos, essa fica estampada na decoração das calçadas. Observe as manchas e a sujeira propriamente espalhada em toda a região. A Praça de Santo Antônio (ou praça de alimentação como queiram) é um exemplo de falta de limpeza. O mau cheiro exala por todas as ruas daquela artéria que fica em frente ao maior e mais badalado hotel da Paraíba, o Hotel Tambaú. Será que turismo combina mesmo com falta de higiene?
        O entorno do Hotel Tambaú então fede literalmente. Não entendo como nem a gerência do hotel manda fazer uma limpeza. Não custava nada mandar lavar as calçadas. Pois quem sabe assim a fedentina diminuísse. Isso também se estende a toda área reurbanizada como a feirinha de Tambaú e o Largo da Gameleira. Tudo anda sujo e mal cheiroso. Afora as dezenas de adultos morando nas ruas e dormindo em seus logradouros. Ao lado do ‘estacionamento particular em área pública’ do Hotel Tambaú, sobrevive uma ‘favela’ de barracas fedorentas de mendigos, ‘hippies’, malucos e alcóolatras que distribuem um bodum de espantar qualquer turista. Seja cristão ou não.
        Se for por falta de água e sabão, a PMJP bem que poderia solicitar uma ajuda dos moradores vizinhos ao problema. Pois está ficando cada vez mais difícil passear pela praia e não ser atingido por toda essa falta de higiene e limpeza. Não basta recolher o lixo e varrer as calçadas. Repito: isso é muito pouco. Tem que lavar os logradouros públicos e deixá-los em condição de uso. Já que a PMJP não providencia banheiros e chuveiros públicos nas praias principais de João Pessoa, pelo menos deveria mantê-las limpas. Fica difícil comer em um ambiente tão fedorento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.