terça-feira, 21 de agosto de 2012

Papo que anda rolando sobre Voto Nulo e a maré de protesto que asola o país.

 

Fernando, Marcos, Sonia, Lisieux, Tito, Pedro, João, Heriberto, May, Rosa, Maria, Fábio, Marcos, Antonio, Denize, Gerusa, Marcia, Mercia, Reginaldo, Junior, Lauro, Chico, Dida, Romero, Helder, Marcio, Felix, Peter e demais da discussão. 

Estamos, cada um ao seu modo, desencantados com esse quadro político que ai está. Não é pra menos. Basta olhar todo o esforço que fizemos pela redemocratização do país, com o enfrentamento e todas suas circusntâncias, com perseguição, tortura, mortes, etc. etc, e ver que toda nossa luta deu nesse mar de lama, que onde você mexe, seja no executivo, legislativo e/ou judiciário, o que vemos é corrupção. Ai depois de tudo isso, ainda querem nos convencer que votando de forma obrigatória, em candidatos impostos por pseudos partidos políticos, que fazem da política um emporcalhamento público, onde a virtude hoje é ser 'menos corrupto'. Ou, 'roubo, mais faço'. Olha, eu cansei disso! 

Sinto-me responsável por ter ajudado, lutado, brigado, pra que hoje só possamos votar de forma obrigatória e sem NENHUMA garantia de que teremos o MÍNIMO controle sobre quem a gente elege ou sobre as promessas dele. Se já pagar 85 tipos de impostos e taxas, de forma obrigatória e muitas das vezes compulsória, pagando assim o pouco que se faz com o dinheiro público pra servir ao público e muito que se rouba dele, ainda querem que eu vote, pra continuar legitimando tudo isso que está ai. Olhe, eu posso até ser 'benevolente, bonzinho, simpático, sincero', mas ainda não consegui ser idiota. Tem horas que até me esforço pra ser idiota, besta, otário, mané. Aceitar calado. Mas tem um lado meu que não aceita ficar calado. Ai meus amigos - colegas de bate papo - de troca de idéias e compreensões sobre esse cenário que está ai. 

Sendo sincero, tenho o 'mal' costume de dizer o que penso e meu sangue não compactua com hipocrisia. Dessas que a gente as vezes é obrigado a conviver, por uma questão de 'deseducação'. Mas, infelizmente ou felizmente, não sei ainda, mas meu EU não aceita isso calado e não vou mais compactuar com isso que está ai. Aliás, já não o faço desde a última eleição de prefeito em João Pessoa. O último voto que me dei o direito de acreditar e achar que ia-mos mudas as práticas políticas por aqui, foi com o Lula e depois com Ricardo Coutinho. Nesse, já não votei na sua reeleição para prefeito. Votei nulo. Votei nulo de novo pra Presidente da República. E confesso, que descobri que Dilma, apesar de seguir a mesma cartilha sócio-liberal de Lula/Fernando Henrique, tem conseguido ser menos ruim que Lula. O que não resolve, mas faz caminhar a história. E a história hoje, é que o cidadão precisa trazer de volta - se é que já teve de fato algum dia - o seu PODER de MANDO. Pois se somos NÓS que elegemos/legitimamos as pessoas com NOSSO voto e se somos NÓS que pagamos todas as contas com NOSSO imposto. Então - sem possibilidade de termos de negociação - quem manda aqui somos NÓS. Logo, temos mesmo que dizer como QUEREMOS as coisas funcionando por aqui. É simples assim. Acredite. Precisamos discutir o exercício da democracia direta. Chega de representação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.