quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Enfim, as ruas

     

        Ivaldo Gomes

        Aconteceu ontem (12/10/11) em João Pessoa, um evento emblemático pra esse mundo maniqueísta em que estamos vivendo. Um grupo de cidadãos, acompanhando uma onda nacional de protestos contra a corrupção, fez um ato público na Praia de Tambaú. Ou seja, a cidadania não vai mais ficar refém dos ditos ‘representantes’ do povo. Que no fundo, no fundo, só se beneficia do já combalido erário público. Erário esse que nunca foi tão privado como hoje em dia. Qualquer ‘licitaçãozinha’ tem um quê de corrupção embutido. E quem afirma isso é o TCU, quando diz que ‘90% das licitações tem vício de origem’. Ou seja, já são montadas pra subtrair recursos que deveriam ser públicos.

        A nossa passeata em João Pessoa - ontem foi simbólica – mas começou muito bem. Os políticos profissionais não se fizeram presentes e não são bem vindos. Pois, tudo isso que ocorre no país, tem a mão ou a conivência deles com esse sistema de corrupção que está instalado no país. Claro que isso funciona há anos. Mas parece que o povo começou a perder a paciência. E como vocês sabem, quando o povo perde a paciência, onde os ladrões vão parar? E ontem, de forma libertária, vários cidadãos resolveram dizer, caminhando do Busto de Tamandaré até o Bahamas, batendo tambores, apitando, gritando palavras de ordem, com cartazes, etc. e tal, que não aceita mais tanta corrupção no país.

        Cansamos de ver os recursos da saúde, da educação, da segurança pública, da geração de empregos, da agricultura, dos transportes, do nosso desenvolvimento econômico e social, indo parar nas contas numeradas da Suíça ou em outros paraísos fiscais, a troco de conivência de muita gente. Não aceitamos mais isso e exigimos mudanças radicais nesse sistema político que está destruindo as possibilidades da sociedade se desenvolver com segurança, educação, saúde e harmonia. Chega de roubos na administração pública brasileira. Chega de corruptores privados, contaminando e desvirtuando o que deveria ser apenas público.

        É sempre bom lembrar que esse movimento nas ruas do Brasil não vai parar. Daqui pra frente à tendência é ir ampliando a tal ponto, que faça, obrigue, as autoridades ditas competentes, agirem e combaterem de fato e de direito, esse mal da corrupção entranhado dentro do Estado e exercido dentro dos três poderes. Pois existe sim, corruptos no executivo, no legislativo e no judiciário. Basta observar os escândalos que se faz presente cotidianamente em nossas vidas. Nós, cidadãos, enchemos o saco disso e vamos ocupar as ruas, com mais frequência do que muita autoridade corrupta desejaria.

        Se a justiça tarda, o povo na rua não falha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.