quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O povo nas ruas




Um texto longo, pois longo são os caminhos e as ruas dessa vida.

      
       O povo nas ruas


                                    
        Ivaldo Gomes


        Por convite da coordenação da II Marcha contra a corrupção na Paraíba, aceitei participar da coordenação da III Marcha que aconteceu nesse domingo (15/11), às 16 h, no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, em João Pessoa - Paraíba.
        Como participante efetivo, que fez panfletagem, discutiu nas redes sociais, foi a programas de rádio, bateu panela na marcha, também tenho minha opinião sobre o que vi e vivi por lá.
        Eu acho que quem teve a coragem de usar do seu direito ao exercício livre de sua cidadania, e tomou a decisão de ir participar da III Marcha contra a corrupção na Paraíba, está de parabéns.
        O mundo de hoje está pragmático demais. Em poucas palavras se percebe a intenção. O velho mote de esquerda e direita caiu em desuso e não em compreensão. Ou talvez fosse mais fácil dialogar com termos mais adequados aos dias de hoje: como indignado e resignado. O indignado entendido aqui como uma pessoa que resolveu dizer o que pensa e lutar pelo que acredita ser moralmente aceitável e eticamente correto.
        Já o resignado aceitou a falta de tudo e mais um pouco. Mas acredita erroneamente que a vida sempre foi assim e assim sempre será. Não quer se envolver. Não quer se responsabilizar. Resolveu pagar calado todas às contas sem reclamar. Vota obrigatoriamente e ainda tem que escolher entre o ruim ou o pior. Mas sempre foi assim! Diz. Mas precisa continuar assim?
        ‘A corrupção existe desde Pedro Alvares Cabral’. É outra afirmação de justificativa e conformação. Mas a coisa só aperta mesmo, quando o resignado vai resignadamente ao hospital receber um tratamento discutível. Isso quando encontra. Ai a ficha dele cai e ele fica reclamando pra quem não pode resolver: o enfermeiro, o médico. Não adianta reclamar do cobrador, nem xingar o motorista pelo preço alto da passagem de ônibus lotados de lucro. A culpa é do empresário e do governo conivente.
        Na realização da III Marcha contra a corrupção na Paraíba, estava mais de mil indignados com toda essa corrupção que está ai e não está prosa. Só esse ano deverá ser roubado – alô polícia – cerca de 85 bilhões de reais. Roubou-se dos cofres que deveria ser apenas público, mais de 800 bilhões na última década. Dinheiro esse que daria para encaminhar de forma satisfatória, o problema crônico da pobreza que enfrentamos há séculos.
        Claro que todas as pessoas que estavam na marcha, não necessariamente se conhecem ou faz parte de grupos organizados. São cidadãos comuns, que pagam seus impostos, que possuem seu trabalho, que tem uma vida normal, dessas que começa com o nascer do sol e termina sempre tarde. Coisa de trabalhador que os políticos de hoje não conseguem mais compreender. O interessante mesmo vai ser quando todas essas pessoas começarem a se comunicar.
        O grupo organizado de cidadãos, chamados NASRUAS-PB, que organizou com êxito as duas últimas mobilizações em torno de quatro bandeiras que são: combate a corrupção como crime hediondo; lei da ficha limpa já; controle e voto aberto dos parlamentares e claro, 10% do PIB do Brasil para a educação pública de qualidade. Pois sem educação não vamos chegar a canto nenhum. A falta dela é a grande responsável por todas as nossas mazelas. A corrupção é falta de educação.
        Cabe aos organizadores da IV Marcha – pois terá IV Marcha – organizar a discussão interna com esses participantes. Discutir estratégias e ações concretas, para que não fiquemos apenas nas ruas e nas ideias. Precisamos AGIR LEGALMENTE contra os abusos ao erário público e de quem patrocina a corrupção, e se for preciso, contra as instituições que tem obrigação legal de proceder investigações, apurações e quando for o caso, a punição de quem se arvora o direito de praticar ilícitos.
        Sugiro a coordenação do movimento, que faça ações pontuais, nas praças, feiras, festas, concentrações públicas. Que se disponha a fazer palestras, debates, roda de diálogo e troca de ideias em clubes, associações, escolas, com os temas que o movimento defende e luta.
        Que distribua textos com argumentações sobre as propostas que acreditamos ser decentes. Que ajude na conscientização da população, para que ela entenda que é de fato a TODA PODEROSA por aqui. Desde que saiba usar o seu poder para exigir que a CONSTITUIÇÃO seja cumprida. E que educação, saúde, segurança, emprego e distribuição de renda, são direitos e não favores dos governos.
        Nunca é demais lembrar que os governos são nossos empregados. Eles são pagos para ‘gerenciar’ a sociedade. Mas o danado é que eles ao longo do tempo estão se provando incompetentes. Pelo menos na compreensão que tenho de um governo. Pois um governo no meu entendimento não se comporta da maneira que os atuais se comportam. Não vou citar exemplos - pois se não - não vamos terminar essa crônica (?), relato (!), opinião.
        O que eu sei contar é que vi muita alegria e disposição reunida. Muitos sorrisos e abraços de pessoas que se descobrem, de repente iguais. E tão iguais em suas reinvindicações que resolvem sair às ruas - num feriado - para dizer, alto, claro e bom som: que não aceitamos mais essa corrupção que está instalada no país. Que exigimos transparência e controle. Que existam planejamento e gestão eficaz e eficiente. Pois estamos exaustos de ver o dinheiro público escorrer pelo ralo das ‘licitações’, com o discurso descarado de ‘que está tudo dentro dos conformes legais’ (?).
        Voltamos pra casa - eu e minha família - revigorados. Descobrimos que pelo menos, existe em João Pessoa, a capital mais bonita do nordeste, a cidade que escolhi pra viver e criar meus filhos, que ela possui mais de 1000 cidadãos indignados com a corrupção.   Amigos, EU VI com esses olhinhos que um dia a terra há de comer, EU VI 1000 cidadãos pessoenses indignados com a corrupção. É descobrimos que não era só nós e mais uns poucos que eu conhecia. E olhe que eu conheço pelo menos uns 100 indignados, assim, pessoalmente. Depois eu te conto mais.
        Mas se você quiser participar diretamente dessa discussão pública, pois ela é essencialmente pública, você pode achar as pessoas que estão organizando e discutindo publicamente a Marcha contra a corrupção na Paraíba, no site:  https://www.facebook.com/groups/nasruas.pb/ e participe.
        Lá você poderá dá sua opinião. Fazer sua crítica. Contribuir de alguma maneira para que o movimento de conscientização pública NASRUAS-PB possa contribuir com a melhoria da vida de todos nós. Pois só nos serve se formos TODOS nós. Até a próxima ou a gente se vê nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.