terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cariri Oriental paraibano

  



    Ivaldo Gomes





    Por questões familiares me envolvi com o Cariri Oriental paraibano definitivamente. Já o conhecia nas vezes que contribui com trabalhos tanto da Secretaria de Educação do Governo do Estado, quanto como consultor do SEBRAE na implantação do Programa Empreendedor Cultural.  Aprendi a gostar do Cariri paraibano convivendo com ele. É um outro tempo. Uma outra perspectiva. Tudo caminha de forma lenta, mas caminha. Principalmente no Cariri Oriental paraibano, onde cidades como Alcantil, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Barra de São Miguel, São Domingos do Cariri vivem sem muita assistência.


    Do Cariri Oriental conheço mais Cabaceiras. A família da minha esposa possui uma propriedade rural na região. Um local muito bonito que eu vivo instigando a família a fazer um ponto de visitação para turismo rural. Mas cadê as condições para se fazer isso? É o que eles respondem. O acesso à região está terrível. Estive lá recentemente e lhe digo com toda honestidade, o desprezo do Governo da Paraíba com a região é crônico. Porque não é só de agora. Tantos representantes políticos na região e o desprestigio dessa gente é notório. Basta andar nas estradas de lá, para perceber isso. Mas todos eles estão ‘empregados’ na estrutura de poder do Estado.
 

    Cabaceiras já fez de um tudo para se colocar, se destacar, no estado como uma cidade que existe na Paraíba e tem o que dizer. Mesmo com todas as condições adversas conseguiu se transformar num polo de caprinos, artesanato em couro e de set de cinema. Foi lá que já foram gravados vários sucessos nacionais do cinema contemporâneo brasileiro. Quem não lembra do Auto da Compadecida  ou de Úrubus, Cinema  e Aspirinas? E do Festival do Bode Rei? Pois é, tente chegar a Cabaceiras hoje! De Queimadas a Cabaceiras a estrada está toda deteriorada. Em alguns trechos tem que ser refeita. Que tal uma estrada nova? Sem remendos?
 

    Já passou da hora do Governo do Estado dizer a que veio para o Cariri Oriental paraibano. Cidades como Boqueirão, Cabaceiras e São Domingos do Cariri não podem mais ficar abandonadas como estão. Se já é difícil você sobreviver hoje em locais onde existem facilidades e infraestrutura, imagine em locais onde isso é precário e até inexistente. Qual o futuro de uma cidade como São Domingos do Cariri? Uma cidade que você vai a São Domingos e só. Quais os atrativos? Quais as chances de desenvolvimento de cidadãos numa cidade sozinha?  Ilhada entre outras cidades que não consegue trocar com ela? E ainda tem muitas cidades na Paraíba assim. Abandonadas a sua própria sorte.
 

    Nessas horas penso em tudo de ruim que é ter que deixar a sua terra natal e correr o mundo atrás de outras oportunidades. Que você não teve aonde queria que tivesse existido. Quantas vezes todos esses caririzeiros espalhados pelo norte, sul e sudeste, pensaram como seria bom que tivessem as condições que alcançaram em sua própria terra? Só se sai do Cariri uma única vez. Mas quando se volta é para sempre. O Cariri Oriental paraibano precisa ser ajudado no seu desenvolvimento. Precisamos asfaltar a estrada até São Domingos do Cariri para que ela seja anexada ao desenvolvimento da região e do Estado.
 

    É preciso investimentos em infraestrutura para desenvolver a região. Principalmente do ponto de vista do turismo, da caprinocultura, do leite de cabra e seus derivados como queijos finíssimos e caros. Ousar novas culturas como a uva, o Argan Marroquino (*), que se adapta a regiões com pouca água e produz além de alimento para as cabras, um óleo diversas vezes mais caro que o azeite de oliva. Temos sol o ano inteiro. Com a transposição do São Francisco a caminho tudo pode mudar na região. Temos que acreditar que é possível desenvolver a região, respeitando a natureza e distribuindo riquezas a quem trabalha. Mas precisa de apoio. E o povo do cariri precisa se unir e cobrar das autoridades, não tão competentes assim, os projetos de desenvolvimento pra região. Sem cobrança não se é escutado.
___________________
Sobre o óleo de Argan Marroquino: http://www.inkanat.com/pt/arti.asp?ref=oleo-argan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.