sexta-feira, 13 de abril de 2012

Violência X Educação



                                         Ivaldo Gomes


        A violência é o atestado doloroso da falta de educação. Onde a violência próspera diminui o grau de atuação da educação. Violência é a antítese da educação. Portanto, escola não combina com violência. Pois templo da aprendizagem (deve ser) não há espaço para tiros e facadas. Essa não é uma escola com certeza. Nem na natureza, fins e objetivos. A violência invade a escola. Pula o muro do transbordo social.

        A escola está inserida na sociedade. É espelho, reflexo e causa de sua existência. Ou serve ou desserve. E hoje existe muito desserviço sendo prestados dentro da escola. A sua administração, conceito, preceito de cidadania, exercício de liberdade com responsabilidade, conhecimento do certo e do errado, além de cálculos, filosofia, artes, esportes, laboratórios, pesquisa e engajamento social. Pois a escola está na sociedade pra servi-la.

        O uso pernicioso da autoridade dentro da escola. Começando pela ‘indicação’ de fulano por beltrano, tem sido causa e ajuda do descompromisso com ela. Diretores que passam na escola. Acha que o problema da escola não é com ele. Descompromisso com o local onde a escola está inserida. É comum o diretor da escola ser de um bairro totalmente diferente dele. E ele fica na sua sala cumprindo rigorosamente seu expediente.

        Se o professor estiver em sala de aula. Os alunos também. Os funcionários nos seus postos. Então está tudo bem no reino de seu Araquém. Escola que é bom, com projeto pedagógico, com metas, com sonhos, com envolvimento, participação de todo mundo, continua sendo uma utopia na escola pública brasileira. Escola essa que parece mais um depositário de alunos com um tremendo faz de conta que é uma escola.

        Essa brincadeira toda um dia iria começar a dar seu mal resultado. Como ela não educa as pessoas para um projeto social, coletivo, solidário e fraterno, continuando a reproduzir dentro da escola a sociedade em que se espelha e que pouco consegue mudar, por falta justamente desse projeto de mudança, pactuado dentro da sociedade, ela termina sendo vítima de sua própria inoperância. Em vez de teses, discussões e aprofundamentos. Bala, sangue e página policial.

        Cadê os senadores, deputados e vereadores. Presidentes, governadores, prefeitos. Que administram as escolas como se posseiros fossem? Pois lá está a indicação, o dedo sem vergonha, do descaramento de impor pessoas para administrar escolas que não têm o menor compromisso e nem estão nem ai com seu desenvolvimento. Estão usando o Estado para benefício próprio. Pura corrupção, mas com tudo dentro dos conformes da lei. Tudo legal!?. Talvez com o noticiário já se saiba pra quem não tem sido legal.

        A Educação da sociedade brasileira, não pode mais continuar a ser um balcão de negócios. Negócios esses que se faz desde a compra de carteiras escolares, merenda, livros, manutenção, segurança, etc. e etc. Esse jogo de faz de conta em que a escola pública vem trilhando, apesar de alguns poucos avanços, está aquém do que deveria estar com a montanha de dinheiro que existe para financiá-la. Ah se os 25% da educação fossem aplicados na educação! Ah se de fato existisse uma valorização do magistério no Brasil!

        O pior de tudo isso é que o nosso futuro fica cada dia mais nublado quando a escola serve de local para tiroteio na cidadania de todos nós. Uma vergonha para as autoridades que querem sempre os cargos, mas o encargo do cargo passa a ser outra discussão. Numa escola é pra acontecer aprendizagem de conceitos decentes e inerentes à melhoria da vida humana. Seja capacitando para o trabalho, para o convívio social, para o enriquecimento cultural, mas que seja uma escola. E não um campo de tiro ao alvo.

        Cada centavo desviado dos fins da educação de todos nós é um centavo investido na violência contra todos nós. A violência não respeita ninguém. Tudo pode acontecer quando o mundo fica violento. E a educação é a vacina segura contra o vírus da violência em qualquer nível de sua expressão. Sem educação de qualidade não temos futuro. E espero que no futuro não me venham dá razão. Pois ai poderá ter sido tarde demais. Paremos de brincar com a educação brasileira. Ela precisa ser levada a sério, de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.