terça-feira, 5 de abril de 2011

Não às usinas nucleares



        Ivaldo Gomes

        O Governo Federal, através da Eletronuclear, quer instalar nos próximos trinta anos, cerca de dez usinas nucleares no Brasil. A perspectiva é que se inicie pelo Nordeste, entre a Bahia e Pernambuco. Os estados de Alagoas e Sergipe estão também na disputa para receber uma dessas unidades aqui no Nordeste. A pergunta, histórica e responsável, é do por que optar por uma matriz energética altamente poluente e que já deu mostras, mais de uma vez, que o homem não possui controle sobre ela? Os exemplos estão ai pra quem quiser enxergar. O último acidente acaba de acontecer na Usina de Fukushima, no Japão.

        Como admitir de sã consciência que a melhor opção pra se produzir energia no Nordeste seja a energia nuclear? Principalmente numa região rica em fontes de energias alternativas e limpas, que podem ser produzidas a partir de raios solares e do vento. E que no Nordeste existe em abundância e que não pode ser simplesmente ignorado em troca de uma tecnologia ultrapassada e nociva a vida humana e do próprio planeta. A energia nuclear está em cheque, em sua segurança e se realmente é uma alternativa satisfatória. Como querer implantar uma tecnologia que gera lixo atômico que deverá ser guardado e bem guardado, pelo menos por dois mil anos? Os que as gerações futuras acham disso?

        Outra coisa que nos chama a atenção é o porquê da escolha recair prioritariamente no Nordeste brasileiro. E como propor a construção as margens do único rio que temos e que passa inclusive por um processo de transposição para atender os outros estados que sofrem com as estiagens constantes? Por que na beira do Rio São Francisco, que se ocorrer um acidente nuclear vai simplesmente contaminar toda a região e inviabilizar a vida do povo nordestino de uma forma irremediável? Que mal o povo nordestino fez para merecer esse presente de grego do Governo Federal?

        De minha parte, como cidadão, eleitor e contribuinte, sou contra a instalação dessas usinas nucleares no Brasil. Acho que a discussão hoje deveria ser como se livrar das usinas nucleares hoje existentes, de Angra I e II, na paradisíaca Angra dos Reis e que possui estudos para a construção de mais uma unidade. O que só aumenta os riscos naquela região do sudeste brasileiro. Mas no Brasil é sempre assim, tarda mais não falta. Enquanto os povos ditos do primeiro mundo procuram uma forma de substituir a energia nuclear desativando suas usinas, no Brasil estamos querendo implantá-las justamente no Nordeste brasileiro.

        Por que não usar esses recursos que estão disponíveis para ser gasto em energia nuclear e fazer a opção óbvia e ululante que é optar pela implantação de usinas produtoras de energia limpa, eólica e da solar? Qual a dificuldade de fazer essa opção que, diga-se de passagem, é bem mais barata e potencialmente de risco zero? A não ser que existam outros propósitos inconfessáveis que nós nordestinos não estejamos sabendo. O que acontece de verdade? E nós nordestinos vamos aceitar tudo isso calado, de goela abaixo? Sem reação nenhuma?

        Acho justo avisar aos idealizadores dessa barbaridade que está sendo pensada contra o povo nordestino, que não aceitaremos tudo isso de forma pacífica. Somos um povo de boa índole. Ajudamos a construir esse país de ponta a ponta, pois em todo canto tem a força de trabalho desse povo valoroso e decente. E exigimos mais respeito e atenção por parte do Governo Federal. Pois não vamos pagar com nossas vidas e o futuro dos nossos descendentes, com essa insanidade que é produzir energia nuclear e arcar com todos os prejuízos que isso poderá acarretar. É bom, é salutar, que tudo isso não passe de um grande mal entendido e que essas usinas nucleares sejam de fato uma grande piada e de péssimo mau gosto.  

__________________________________________
Endereços onde você poderá obter mais informações sobre essa proposta indecorosa do Governo Federal:

http://www.remaatlantico.org/Members/suassuna/campanhas/pernambuco-tera-uma-usina-nuclear/view (Croqui e localização da Usina no Estado de Pernambuco, as margens do Rio São Francisco).

http://www.remaatlantico.org/Members/suassuna/campanhas/chorrocho-e-rodelas-na-disputa-por-usina-nuclear/view (Cidades da Bahia e Pernambuco já disputam a ‘preferência’ para ser local de construção das usinas).


(Exemplo de uso e sugestões da aplicabilidade da energia solar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.