quinta-feira, 19 de maio de 2011

Meu bem te vi


                                                  Ivaldo Gomes

         Dois dias se passaram e o meu Bem te vi, digo, da natureza, não canta às quatro e meia da manhã. Não acorda mais os outros passarinhos. Logo se houve alguma mudança ou troca do corneteiro da manhã nada nos foi comunicado. Se foi nomeado outro Bem te vi ele ainda não assumiu o cargo. Alguma coisa está errada nessa organização. Sei que os pássaros são migratórios, muda-se de árvores para outras árvores. Vai que o ‘meu’ Bem te vi se mandou e não deixou nem recado. O que não pode é ficarmos sem o Bem te vi às quatro e meia da manhã. Será que esse negócio de efeito estufa mudou o horário do amanhecer e ai o Bem te vi sentiu-se desprestigiado?

         Não sei. Só sei que faz dois dias que o Bem te vi não canta. E isso tem que ser resolvido. Não sei se cabe reclamação ao IBAMA, SUDEMA ou SEMAM. Já pensei de consultar até a Aeronáutica. Pedir os mapas de monitoramento aeroviário do meu quadrante. Quem sabe lá tenha registros de voos de Bem te vis que se foram, mudaram de quadrante. Ou quem sabe eu encontre a prova cabal de que o Gavião pegou meu corneteiro de preferência. Se for o Gavião, ele vai estar gravado na foto do satélite que escaneou as últimas vinte e quatro horas. O que sei é que o Bem te vi não cantou.

         Talvez se eu fizer um retrato falado dele alguém possa ter visto ou pode até ter tido a sorte de está com ele agora. E nesses últimos dois dias ele resolveu ir cantar em outro terreiro que não mais o meu. Bem te vis são meios assim, arisco. Não gostam muito de ficar parado no mesmo canto. Ou quem sabe ele cansou dessa vida simples daqui de casa. Quase nada acontece. É tudo a mesma coisa todo dia. As mesmas discussões, as vozes altas de gente que tem sangue de europeu, índios e negros nas veias. Gente de temperamento caliente. Mas ele encheu o saco e quem sabe foi procurar maiores emoções. Bem te vis gostam de correr riscos.

         Eu não sei, eu só sei que ele não cantou nesses dois últimos alvorecer e deixou todo mundo sem saber o que de fato está acontecendo. Eu e os outros pássaros estamos perplexos. Algo aconteceu que as coisas mudaram. Ainda desconfio do Gavião que vive a espreitar a mangueira e de quem vive a cantar nela todos os dias. Tem que ter alguma explicação! O que não pode é ficarmos sem o corneteiro do amanhecer aqui em casa. Vou passar o dia pensando em alguma coisa. Tem que ter alguma saída. Mas deixo meu telefone assim mesmo. Quem sabe você tenha alguma informação relevante pra me dar. Não gosto muito da OI, mas se você souber de alguma coisa ligue: (83) 8831 4633.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.