quarta-feira, 13 de julho de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO DE TERAPEUTA AYURVEDA


  NÍVEL BÁSICO – TURMA II
João Pessoa – 2011/2012


VEDA - Centro de Terapias Integradas
Rua: Fernando Luis Henrique dos Santos, 1921, Bessa.
CEP: 58037 - 051       João Pessoa - PB
Fone: (83) 3245 9048 / 9635 3558
www. centroveda.com.br
contato@centroveda.com.br


MÓDULO I
Dias: 06 e 07 de Agosto/2011
Programa:
- Apresentação dos alunos e apresentação do curso; História do Ayurveda;
- Textos Clássicos do Ayurveda; Estudo dos Textos Clássicos e dos autores contemporâneos;
- Introdução ao pensamento Hindu; Introdução aos PanchaMahaBhutas e Doshas;
- Atividade didática, questiónarios dos doshas.

MÓDULO II
Dias: dias 03 e 04 de Setembro/2011
Programa:
- Doshas e PanchaMahaBhuta;
- Pitta Dosha e seus sub doshas;
- VataDosha e seus sub doshas;
- Kapha Dosha e seus sub doshas.
- Atividade didática: identificação dos doshas dos alunos

MÓDULO III
Dias: 22 e 23 de Outubro/2011
Professor: Dr. Partasarathy (Índia)
Programa:
- Principios da Semiologia;
- Diagnóstico ayurvédico;
- Treinamento teórico e práticos do diagnóstico ayurvédico;
- AshthavidyaPariksha;
- Tri VidyaPariksha;
- Atividade didática.

MÓDULO IV
Dias: 05 e 06 de Novembro/2011
Programa:



MÓDULO V
Dias: 17 e 18 de Dezembro/2011
Programa:
Snehana / Sneha Karma II (oleação); Bastis externos (aplicação de um tipo invólucro feito de farinha e água em partes específicas do corpo. Dentro do invólucro são colocados ingredientes aquosos feitos de chá ou decocção de ervas, ou óleo vegetal e é mantido morno por um determinado tempo); Tipo de bastis: Kati Basti (aplicação de basti externo sobre a base da coluna e seus pontos reflexos); Griva Basti (aplicação de basti externo sobre a cervical); Janu Basti: (aplicação de basti externo sobre o joelho); Uro Basti (aplicação de basti externo sobre o coração); Akshitarpana - Netra Basti (aplicação de basti sobre os olhos).
Svedana / Sveda Karma I – Pindas (são saquinhos feito de pano cru de algodão com algum ingrediente específico dentro, que é aplicado sobre o corpo após receber uma massagem com óleos); Shashtikashali ou Pinda Sveda: aplicação de arroz cozido em ervas e leite em forma de trouxinhas sobre o corpo. Valuka Sveda: aplicação de trouxinhas seca e quente sobre o corpo; Patra Pinda Sveda: aplicação de trouxinhas com ervas sobre o corpo; Detalhes de todos os tipos de aplicação de Pindas sobre o corpo; Indicações e contra indicações; Materiais a serem usados; O uso dos materiais e a natureza; Como descartá-los.

MÓDULO VI
Dias: 21 e 22 de Janeiro/2012
Programa:
Preparações especiais de acordo com o ayurveda; Cosmetologia ayurvédica; Preparação caseira e natural de churnas (pós de ervas combinados), xaropes, ghi preparado com ervas; óleos especialmente preparados com ervas, para uso pós-banho e em massagens; ungüentos (lepas); pomadas e cremes caseiros; máscaras faciais; xampus e sabonetes caseiros; decocções; sais de banho; elixires tipo rasayanas (rejuvenescimento) tais como: lehyas (pastas) e Arystha (vinho de ervas); Armazenamento e estocagem; Estudo teórico e Prática de suas preparações usando somente materiais naturais; O impacto na natureza ao usar este tipo de produto no dia a dia; Como descartar o material usado e qual tipo de material usar.

MÓDULO VII
Dias 11 e 12 de Fevereiro/2012
Programa:
Nadi Sveda II (aplicação de vapor sobre o corpo); Pariseka Sveda (aplicação de óleo continuo sobre o corpo); Lepa: tratamento de aplicação de ervas em forma de pasta com óleo medicado em forma de emplastros; Diversos tipos de lepas; Seu uso específico para cada desarmonia e para a manutenção da saúde física e mental; Annalepana: aplicação de pasta sobre o corpo; Snehavagahana: utilização de óleos e outras substancias para imersão; Parisheka: aplicação de óleo continuo sobre a pele; Aula prática e teórica. Enfoques terapêuticos ayurvédicos – tonificação e redução – langhana e brimhana – indicações de montagem de tratamentos para desarmonias de doshas; Regras para a montagem dos programas terapêuticos no ayurveda; Indicações especiais.

MÓDULO VIII
Dias 17 e 18 de Março/2012
Programa: Estudo de Casos (diagnóstico/avaliação avançado), classificação dos doshas ou determinação da prakriti, avaliação ayurvédica, atendimento ayurvédico aos clientes, orientações e técnicas ayurvédicas para rotina diária, orientação alimentar, ervas naturais e preparações ayurvédicas.   A parte do curso ocupará o sábado à tarde e o domingo integral, constando de atendimentos a pessoas de acordo com o Método Ayurvédico. Serão atendidas até 08 pessoas, trazidas e indicadas pelos alunos, pessoas amigas ou da família, que sabem que serão atendidas por um grupo de profissionais em um curso de ayurveda.



MÓDULO IX
Programa:
 Pancha Karma (vamana/virechana/anuvasana basti/niruha basti/nasya e rakta moksha) aula teórica. Estudo de Marma Nidana e Marma Chikitsa: Patologia e Tratamento dos Marmas. Enfoques terapêuticos ayurvédicos – tonificação e redução – langhana e brimhana – indicações de montagem de tratamentos para desarmonias de doshas – alimentação adequada para desarmonias e manutenção da saúde – Preparação de tratamento, durante o tratamento e pós tratamento.

MÓDULO X
Dias 19 e 20 de Maio/2012
Programa:
 Herbologia ayurvédica; O uso de materiais da natureza no ayurveda como: folhas de ervas (secas e frescas), raízes (secas e frescas), especiarias, óleos e etc; Estudo comparativo da substancias encontradas na natureza disponíveis no Brasil e na Índia; Materiais da natureza que encontramos na Índia e nos textos clássicos do ayurveda; O uso dos materiais de acordo com a vigilância sanitária para uso pessoal ou profissional, como prevenção e como uso ao combate a desarmonias previstas no ayurveda;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.