segunda-feira, 11 de julho de 2011

Presidente Médici?




       

                                                                           Ivaldo Gomes


         Tenho acompanhado - como pai de alunos - o desenvolvimento do trabalho na Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico ‘Presidente Médici’. Uma escola que tem tudo pra ser uma excelente escola, mas que termina sendo carente pela falta de investimento por parte do Governo do Estado. O investimento feito ainda é pouco. Agora mesmo conseguimos desencalhar uma reforma que fazia anos que se cobrava do governo e só agora é que está começando a ser feita. Essa semana a empresa que ganhou a licitação deu início a uma série de reformas que a escola anda precisando.

         A escola possui um espaço físico de boa qualidade e um corpo técnico e funcional qualificado. Andam desestimulados pela falta crônica de reconhecimento salarial e claro, com as condições objetivas de ensino e aprendizagem. Faltam melhores condições para o desenvolvimento de cursos técnicos que já existem na escola. A informática e a hotelaria são dois dos cursos que estão em andamento. Mas funcionam de forma precária para o que poderia ser feito com melhor qualidade e condições. Aqui reside outra luta da comunidade escolar. Não basta funcionar, tem que ter qualidade.

         A UFPB - vizinha da escola - poderia também contribuir com o seu desenvolvimento. Poderia dar-lhe suporte técnico pedagógico. Poderia desenvolver uma parceria de assessorias aos seus professores e projetos, com o acompanhamento do trabalho ali realizado. Já fizemos isso na Escola Estadual Sesquicentenário com resultados fantásticos. Imagine que professores de matemática, português, história, geografia, etc. e tal, recebia assessoria dos doutores dessas disciplinas como suporte a melhoria do ensino. Até pela vizinhança da UFPB a escola, isso tinha que está acontecendo.

         Outro ponto de mudança que os pais querem ver concretizado é a mudança da denominação da escola. Queremos que ela deixe de homenagear um ditador, responsável pelo assassinato de centenas de brasileiros, para homenagear um grande professor, responsável pela ampliação e crescimento da maior universidade pública paraibana: a UFPB. Queremos que o nome da escola seja chamado de Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professor Lynaldo Cavalcanti. Um nome a altura de dignificar a escola pública que hoje presta homenagem ao pior de todos os ditadores brasileiros.

         Voltaremos ao tema. Pois a principal Escola Estadual do bairro do Castelo Branco (outro ditador) precisa ser revitalizada em outra perspectiva de uma escola pública de qualidade. A qualidade hoje existente deixa muito a desejar. E vamos luta por mudanças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.