quinta-feira, 28 de julho de 2011

MUDA PARAÍBA!

 

 

NOSSA BANDEIRA. NOSSA REPRESENTAÇÃO. "Nossa Bandeira é a CULTURA" 

 

 


Pedimos ao nosso leitor que faça uma rápida análise das bandeiras que estão acima. Qual a de cores mais pesadas? Qual provoca mal-estar? Qual a que deprime pelas cores e pela legenda? Agora olhe novamente e pense qual bandeira mais representa o estado da Paraíba? Qual a que é mais agradável de se ver? Qual estimula mais nossos sentidos patrióticos? Sabendo de antemão que podemos provocar debate, esclarecemos logo de início que não existe nenhum registro histórico quando à veracidade do “Nego” que teria sido dita pelo então presidente da Paraíba em 1929, João Pessoa. Ou seja, ele nunca teve tal posicionamento.

Na bandeira atual (esquerda) só temos referências de negatividade: o inexistente Nego, a cor preta - luto e a cor vermelha – sangue. Na bandeira que foi substituida (direita) temos as cor, vida, representação. Quando fizeram a troca da bandeira após a morte de João Pessoa tudo foi fruto de comoção popular forjada pelos partidários do presidente morto e nada mais. Pelas representações do verde, do branco, do amarelo e não por símbolos depreciativos impostos pela força, é que nos unimos pelo retorno da bandeira anterior e inclusive pela volta do nome da nossa capital para Paraíba também.

A partir de hoje este blog se une à campanha "Parahyba, Nossa Bandeira é a Cultura" cujo vídeo pode ser visto no youtube com Luis Carlos Vasconcelos. A bandeira de um povo não deve representar sangue e ódio e sim uma história de orgulho e dignidade. Assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BlnE5XidtCQ&feature=player_embedded

O Movimento Cultural Varadouro promoverá, no próximo dia 05 de agosto, aniversário de 426 anos da capital, o projeto "Nossa Bandeira é a Cultura", um dia de reflexão e celebração ao fortalecimento da identidade cultural paraibana, da produção local e dos artistas da terra.



Com informações: http://www.buchofurado.blogspot.com/ 
e http://www.construviver.com/2011/07/nossa-bandeira-nossa-representacao.html?spref=tw 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.