domingo, 13 de maio de 2012

Presente à Paraíba


                                                                       

                                                     Ivaldo Gomes



         Chico Pereira, artista plástico de renome nacional, professor de capacidade comprovada, concedeu essa semana o melhor presente que a Paraíba poderia receber nesse dia das mães. Nasceu na última sexta feira, dia 10 de maio do corrente ano, o seu registro PARAIBA - Memória Cultural. Editado de forma primorosa pela GRAFSET, com riquezas de detalhes, mapas, uma profusão de fotografias e impressos. Escrito de forma moderna e contemporânea, com textos enxutos, elucidativos, recheados de informações e riquezas de detalhes, que só uma pesquisa exaustiva poderia produzi-la.

         Daqui pra frente vamos ter que demarcar o registro histórico da cultura da Paraíba, com o antes e um depois do registro plural, a que nos brindou o agora escritor Chico Pereira. Desde ontem que não largo o livro que recebi emprestado do meu filho João Faissal, que esteve no lançamento e também fez excelentes referências sobre o mesmo. Aliás, desde que se ventilou a notícia de que Chico Pereira iria lançar um livro onde resgatava e registrava toda a história da cultura desse importante estado do nordeste, que eu só escutava elogios. O grande Gonzaga Rodrigues fez elogios públicos e prefaciou a obra.

         Sem sombras de dúvidas - PARAÍBA – Memórias Culturais - de Chico Pereira, é sem tirar e nem por, o melhor relato enciclopédico da cultura paraibana. Quem produziu e produz cultura na Paraíba - em todas as áreas - desde o começo da colonização até os dias atuais, está devidamente registrado, catalogado, indexado, nesse grandioso e importante livro. Chico Pereira fez justiça à Paraíba, ao se entregar nesse esforço hercúleo de produzir esse registro de forma suntuosa e imprescindível a quem quer de fato compreender esse fenômeno cultural que é a Paraíba. Chico mostra com todas as palavras e registro, como a Paraíba tem um produto de exportação da melhor qualidade para o mundo.

         Sugiro aos governantes dessa terra, que daqui pra frente não saia mais sem um exemplar desse livro importantíssimo como catálogo da cultura paraibana. O governador então deveria andar com malas de exemplares e distribuir por todo canto que andasse, para mostrar que a Paraíba é um celeiro de artistas importantes e imprescindíveis para a formação e o traço cultural do homem brasileiro. Rasgo todos esses elogios, porque Chico Pereira é merecedor de todo o nosso reconhecimento com a produção dessa obra. Só temos a agradecer esse presente e dizer alto, claro e bom som: obrigado Chico. A Paraíba, a contemporaneidade de todos nós e a história, agradece essa belíssima contribuição. Um presente que a Paraíba estava por merecer e você saldou essa dívida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.