sábado, 2 de março de 2013

COMECE AGORA - não deixe para amanhã sua prática de meditação.


Da Coluna Pé no Chão de Marcos Rojo - www.marcosrojo.com.br

Publicado na edição da Revista Yoga Journal - www.yogajournal.com.br  - de novembro 2012



COMECE AGORA


não deixe para amanhã
sua prática de meditação.


Numa pequena vila da Índia antiga, HAVIA UM SÁBIO MUITO RESPEITADO QUE PREGAVA A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO COMO FORMA DE DESENVOLVER O AUTOCONHECIMENTO. Um belo dia, enquanto o sábio se banhava num lago perto da vila, apareceu um homem que lhe fez a seguinte pergunta: "Sei que você é amado e respeitado por todos, você fala de meditação o tempo todo, mas cá pra nós, agora que estamos sozinhos neste lago, essa coisa de meditação funciona mesmo? Tudo isso não é apenas uma forma de você ganhar prestígio entre seus seguidores?"

E o sábio respondeu: "Enquanto você estava falando, eu me distraí olhando as linhas da sua mão e percebi que a sua linha da vida é curta. Aliás, percebi que sua morte é certa para o mês que vem, mas, o que é que você me perguntou mesmo?"

Embora não confiasse no sábio, o homem ficou assustado com a observação que ele lhe fez, e sem dizer nada, foi embora. Quando contou para sua mulher o ocorrido, ela ficou apavorada, pois era fervorosa seguidora do sábio.

Imaginando que sua morte poderia estar próxima, o homem se trancou no seu quarto e começou a pensar no que deveria fazer caso fosse verdade que sua vida não ia durar muito. Sua esposa preparava seus pratos prediletos e ele os rejeitava porque não tinha motivação para comer. Parou de trabalhar, se recolheu fazendo orações e evitando conversar com as pessoas. Depois de um mês nessa atitude de recolhimento, buscando um sentido para o pouco que restava da sua vida, ele se encontrava tranquilo e seguro para o que pudesse acontecer. Mal sabia ele que isso também é uma forma de meditação.

Quando chegou o dia previsto para sua morte, o sábio foi visitá-lo e a primeira coisa que disse ao homem foi: "Quero lhe dizer que não tenho nenhum conhecimento sobre leitura de mãos". O homem quis saber o motivo da mentira e o sábio continuou: "Como eu poderia lhe falar sobre meditação se você já estava dizendo que não confiava no que eu digo? Nada do que eu dissesse poderia convencê-lo e uma das formas mais eficientes de fazer alguém se interessar por meditação é lembrá-lo de que vai morrer".

O homem agradeceu pela experiência e virou amigo do sábio.

UM DOS PROBLEMAS DA VIDA É ACHARMOS QUE NUNCA VAMOS MORRER E OUTRO É ACHARMOS QUE O QUE TEMOS É NOSSO PARA SEMPRE.

Esquecemo-nos de que um dia vamos deixar aqui tudo o que achamos que é nosso e justamente porque ficamos guardando, não usufruímos. Deveríamos nos lembrar de que posse é a permissão de uso temporário de algo que achamos que é nosso. Não deveríamos ter que perder para dar valor. Aproveite a vida, aproveite as coisas que você tem, aproveite os amigos que você tem e lembre-se de que talvez amanhã não os tenhamos. Assim nos ensina Patañjali quando diz que no caminho espiritual, o mais importante é a prática e o desapego.

____________________________

Sobre o sábio e yogue Patañjali você encontra informações aqui: http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=1587

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.