quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

2012 promete

      







                                 Ivaldo Gomes



         2012 promete como um ano de muitas disputas. É um ano eleitoral. E no Brasil eleição, futebol e carnaval, não se discute, vivem-se. O assunto desse veraneio ou férias é a eleição. Quem vai se juntar com quem. Quem vai trair quem. Quem vai sair perdendo. Discussão política mesmo quase inexistente. Existe mesmo são tramas para se chegar ao poder. E ai depois de chegar nele é só usufruir dele. De variadas e possíveis maneiras. E claro tudo dentro da lei. Estritamente dentro da lei.

         Imagino se todas essas discussões e esforços concentrados fossem usados de fato para modificar a situação precária de muitos paraibanos. Discussões políticas de verdade em torno de uma melhor educação, cultura plural, saúde decente, segurança de verdade, transporte público de qualidade, estradas seguras, salários dignos, probidade com os impostos arrecadados. Tudo isso poderia ser a pauta desse veraneio ou férias se as propostas fossem realmente sinceras.

         Com esse clima político que o estado vive, acho muito difícil isso ocorrer. Justamente por falta desse espírito público. Sejamos sinceros, a grande maioria das pessoas que vive de fazer política de forma profissional, quer mesmo é o poder do mando e as possibilidades de servir bem os ‘amigos’ que os colocaram lá e claro se ajudar. Os exemplos nós temos aos montes desde a época do Império no Brasil. Não esqueçam o pedido de Pero Vaz de Caminha ao Rei para empregar o sobrinho dele.

         Na política que se faz hoje na Paraíba não basta à boa intenção. Só deveria haver intenção boa. Projetos claros, pactuados com a sociedade, sem aparelhamento político e nem estatal. Respeito à democracia. Regras claras e oportunidades iguais. Sem malabarismos de marketing e nem pesquisas viciadas. Muito menos distribuição de tudo e mais um pouco no período que antecede a eleição.

         Não é uma tarefa fácil encontrar uma saída numa conjuntura como essa. Mas como cidadão, eu defendo que todos abram bem os olhos e analise com muita calma a conjuntura. Não se deixem levar pelo o ‘homem é sicrano’ .... ’a mulher é fulana’. A questão pra mim não são as pessoas, o rosto. Pra mim o que importa são as propostas de intenção boa, justas, decentes. O que nos custa fazer o decente? Os recursos públicos existem pra isso mesmo. Pra se fazer o decente. Mas hoje tem predominado uma quantidade de indecência assustadora. Os escândalos estão ai no Brasil todo.

         Portanto em 2012 - como cidadão - vou tentar colaborar com as discussões, reservando-me o direito, de apoiar ideias e eventos que possam contribuir para que o processo democrático e a transparência com a coisa pública avancem e deixem de ser meros discursos. Sem discursos, sem propagandas enganosas. E não se faz tudo isso a não ser conversando e propondo soluções viáveis, possíveis e efetivas. Eminentemente práticas. O lema, o objetivo de 2012 pra mim é o bem comum. O mais comum possível. Mas que seja pra todo mundo. Pois o ser humano sem respeito não tem o que perder.

         Eu acredito que o povo da Paraíba seja capaz de tocar 2012 para uma situação melhor. Com menos desníveis sociais. Com mais possibilidades de acesso e participação. É tempo de se fazer reformas. É tempo de mudar praticas. É tempo de se buscar as coisas com mais sentido e vontade. O objetivo é melhorar a vida de todos e não apenas de grupos de fulano e beltrano. Se os governos não cumprem com o que é da sua obrigação, acho lícito que o cidadão vá pras ruas exigir seus direitos. E acredite, o povo nas ruas muda muita coisa. A história está ai para quem quiser vê.

         Mas 2012 é um ano que promete. Promete inclusive se acabar. Mas pra mim tem cheiro das ruas da Paraíba. Um estado que você que não mora aqui precisa conhecer. E não esqueça: eleição, futebol e carnaval - sei que vão cobrar o São João e daqui a pouco lembram até da Semana Santa - pois tudo isso se vive no Brasil com muita intensidade e vontade. Enfim já estamos em 2012. Abra os braços para vida e fique do lado do bem. Esse sempre é um bom caminho. Mesmo se você ainda não tem nenhum.


2 comentários:

Diga o que quiser, mas diga.