sexta-feira, 18 de março de 2011

Só pra deixar registrado, pois não será resolvido.

Fui hoje pela manhã com minha esposa ao PAM de Jaguaribe, em João Pessoa - PB. Ana Maria precisa fazer uns exames, pois o coração dela anda dando umas aceleradas que ela não sabe explicar os motivos. Taquicardia deve ser analisada com carinho. Pois estamos há mais de três meses vivendo uma 'via cruzis' no Sistema Único de Saúde, via os PSFs da vida, para poder ter acesso a um simples médico cardilogista e fazer alguns exames.

Depois de longa e cansativa peregrinação, hoje chegou o grande dia de fazer um simples eletrocardiograma. Chegamos cedo. Devia ser umas 7.20 hs da manhã e já tinha cerca de oito pessoas na fila.

A atendente chegou, com um semblante nada satisfeito, gritou alto e bom som que os presentes fizessem uma fila pra receber a ficha de atendimento. Atendemos a ordem dada e voltamos a nos sentar numa sala onde o sofrimento estava estampado no semblante de cada um ali presente.

Depois de mais ou menos uma hora, somos chamados e atendidos por uma enfermeira e acho que uma técnica de operação do equipamento, ambas com semblantes de insatisfação como o da atendente.

Ao saírmos da sala, nos deparamos com uma senhora de mais ou menos uns 80 anos, vindo do interior do Estado, que deveria também se submeter ao exame. Observei ela nervosa, tremendo, com a notícia de que não poderia ser atendida, pois tinha esquecido de trazer o 'papel da requisição' que foi dado a ela lá no PSF do interior. Acho que pela idade, de vez de pegar a requisição que autorizava o exame, trouce outra que a encaminhava para o geriatra.

Apesar do nome dela estar na lista para ser atendida e ela de posse de sua carteira de identidade, não fez o exame por falta do encaminhamento ou da tal 'folha de papel'.

Tentei argumentar que era uma pessoa idosa, estava ali, podia se identificar e o nome dela constava da relação que deveria ser atendida hoje.

A funcionária foi perempitória: sem a ficha, sem atendimento.

A ficha, um pedaço de papel, foi mais importante que aquela senhora aos seus oitenta anos de idade. De nada valia, mesmo sendo gente, humano como eu e você, não teve o menor valor.

A senhora idosa - poderia ser minha avó - olhou pra mim e baixou a cabeça (eu morri de vergonha) e saiu com seus passos lentos, humilhada por um sistema que ela paga a vida inteira e quando na sua velhice precisa dele, ele a trata dessa maneira. Sem nenhum respeito, sem nenhuma consideração.

Nessas horas - eu que vivi tudo isso com minha própria mãe doente aos 84 anos - fico a me perguntar do porquê que tenho que pagar impostos, votar obrigatoriamente e respeitar governos como esse?

Tem horas que eu lamento ter casado, ter cinco filhos pra cuidar e não poder mais me revoltar a tal ponto de tomar a decisão de destituir esses governos de forma armada. Pois a tirania que está no poder, pode muito bem exercer sua maldade, com simples frases como a que ouvi hoje: ESTOU APENAS CUMPRINDO ORDENS!

Os Nazistas disseram a mesma frase pra justificar os 6,5 milhões de assasinatos do povo judeu.

Eu já disse a minha esposa, que não procurasse mais esse sistema de saúde que humilha o povo e os deixa mais doente do que já estão. Espero que os jovens de hoje tomem consciência e façam o que a minha geração não tem mais coragem de fazer. E olhe que a minha geração derrubou uma ditadura cruel. Mas hoje, pelo visto, sente-se impotente de enfrentar uns falsos democratas, com discursos de 'socialistas', que agem tão igual ou até pior do que os ditadores. Pelo menos esses não douravam a pílula. Eram truculentos.

Esses ditadores de hoje, eleitos na base da compra de votos, dizem o que você quer ouvir, mas nas suas costas fazem justamente o contrário.

De minha parte, o sistema único de saúde e seus infames PSFs, podem ficar com os meus 45% de contribuição de tudo que ganho, pois enquanto eu puder aguentar a dor, eu não os procuro. Fiquem em 'paz' (se for possível) com a falta de consciência de vocês. Que Deus tenha piedade de vocês. Pois se eu ainda tivesse condições, eu, como cidadão, iria me armar e iria resolver isso de outra maneira. Mas infelizmente eu sou covarde o suficiente só pra ficar aqui escrevendo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.