domingo, 25 de julho de 2010

Celso Furtado 90 anos

22/07/2010 - Fonte: http://linaldoguedes.blog.uol.com.br/

Revista do Correio das Artes nº 7/ 2010

Celso Furtado 90 anos

Na véspera do aniversário do pensador Celso Furtado, que se vivo estivesse completaria 90 anos no dia 26 de julho, o Correio das Artes lhe presta uma homenagem. O membro da Academia Brasileira de Letras, Murilo Melo Filho fala sobre o acadêmico Celso Furtado; os escritores e jornalistas Biu Ramos e Evandro Nóbrega escrevem depoimentos em que narram momentos de convivência com o economista. A homenagem conta ainda com duas entrevistas, a primeira delas com Rosa Freire D’ Aguiar Furtado, jornalista, tradutora e viúva de Celso Furtado, a segunda com o cineasta José Mariani, diretor do documentário “Longo Amanhecer”, sobre o homenageado.

Leia também na edição 46 da revista do Correio das Artes:

João Batista de Brito escreve sobre novo filme de Woody Allen em “Nada Pode Dar Errado”;
Genilda Azerêdo analisa o mesmo filme em “Woody Allen e a relação amorosa como pedagogia”
José Bezerra Cavalcante faz um ensaio sobre um colega da Geração 59: “Luís Correa – o Poeta do Apocalipse”
Luís Filipe Cristóvão, poeta português, nos manda de além mar um texto em homenagem ao Nobel de Literatura, José Saramago: “Antes e depois de 1996”
Na seleção de poemas, José Nêumanne Pinto também presta sua homenagem ao escritor português com o poema “Seara de Saramago”
A homenagem ao Nobel que faleceu no mês passado se encerra com a publicação de três poemas do próprio Saramago, além de artigo do ensaísta gaúcho, Celso Augusto Pitol: “O Homem certo, no lugar certo, na hora certa”
Na secção de ficção, publicamos trecho do romance de Ronaldo Monte, “Memória do Fogo”
O crítico literário Hildeberto Barbosa Filho fala sobre “Guilherme D’Ávila Lins e Ética Bibliográfica”
O músico Eli-Eri Moura dá um depoimento pessoal em “Réquiem para Radegundes”
O escritor Cláudio Portela resenha o romance “Paisagem com Dromedário” em: “O Esquema Novo de Carola Saavedra”
O artista plástico e escritor Alberto Lacet faz uma longa entrevista com o escritor pernambucano Fernando Monteiro.

E mais:

Na seção Estou indico, as sugestões de Sandro Fortunato e de Joyce Barbosa;
Em Lançamentos, o livro "Obra completa", de Murilo Rubião (Editora Idéia); o filme "tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia" (DVD Vídeo), de Sam Peckinpah; e o disco "Lado B" (Biscoito Fino), de Yamandu Costa e Dominguinhos
E-mails e cartas dos leitores.

O Correio das Artes é o suplemento literário mais antigo em circulação no Brasil. Circula encartado, mensalmente, aos finais de semana no Jornal A União, em João Pessoa, Paraíba, em formato revista. Fundado por Édson Régis em 27 de março de 1949, é editado por Astier Basílio, tem como colunistas João Batista de Brito, Amador Ribeiro Neto, Hildeberto Barbosa Filho, e Rinaldo de Fernandes, diagramação de Ulisses Demétrio, supervisão gráfica de Paulo Sérgio de Azevedo, ilustrações de Tônio e revisão de Antônio Moraes e está aberto a colaborações de qualquer parte do país. Correspondências e contatos com a editoria do suplemento: Av. Sen. Ruy Carneiro, 195, Tambaú, João Pessoa/PB, CEP 58039970 ou pelo e-mail
astierbasilio@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.