sexta-feira, 23 de julho de 2010

Governo e oposição são rigorosamente iguais

Esse texto foi enviado por Lauro Xavier Neto. O qual concordo plenamente.
O Jornal Contraponto é de fato o melhor jornal da Paraíba. Pena que tenha uma tiragem ainda pequena e muitos de nós ainda não o conheça. Mas procure na banca de jornais mais próxima. O seu diretor e autor do texto abaixo, jornalista João Manuel de Carvalho é com certeza um dos decanos do jornalismo paraibano. Fique com ele.
Um abraço,
Ivaldo Gomes

Governo e oposição são rigorosamente iguais

João Manoel de Carvalho (Jornal Contraponto, Paraíba, 16 a 22 de julho de 2010)

O baixo nível de educação do povo e o domínio absoluto da opinião pública pelas redes de Televisão, principalmente pela Rede Globo, impedem que a população seja adequadamente esclarecida dos fatos e da circunstancias em que se estrutura a vida política, e permite que a ingenuidade ou a alienação predominem sobre a população.

Tudo isso faz parte de um jogo maquiavélico das elites para impedir, a qualquer custo, que a opinião pública consiga, através de uma conscientização pertinente, conhecer a realidade e decidir com o juízo crítico conveniente, e defender com realismo os seus interesses fundamentais.

Para as elites brasileiras - e as mundiais não são diferentes- é preciso, antes de tudo, enganar, iludir e alienar. O povo vive de factoides, que são intensamente divulgados pelos jornais e redes televisivas, que procuram sempre falsear a verdade e evitar que o publico tenha conhecimento real dos fatos.

Alguém mais ousado já disse, certa vez, que verdade nunca prevalece e sim as meias verdades e a contrafações. Através delas e que se conseguira manter o povo enganado e iludido e isso permitira que essas elites perversas, que dominam e escravizam o povo, continuem eternamente no Poder.

Essa estratégia levou a opinião pública a aceitar que os Governos têm uma oposição e que existe algum conflito entre eles em torno do interesse coletivo. Essa enorme enganação leva o povo a pensar que um Governo ruim abre sempre a expectativa de que a Oposição possa oferecer uma melhor opção e que possa existir algum ponto de antagonismo entre um e outro.

Dessa forma, o povo teria sempre a esperança de que porventura existiria uma probabilidade de melhoria em suas condições de vida. Nada mais falso e irreal!

Governo e oposição só têm um objetivo: a conquista do Poder e só nesse ponto e que se assemelham. Quanto mais pareçam diferentes mais iguais ou semelhantes serão. Divergem na superfície, mas têm a mesma ideologia, que os aproxima, na essência.

Os fundamentos da democracia se assentam, exatamente, nessa imensa impostura, que mantém a opinião pública permanentemente fraudada por uma falsa realidade que se torna verdade absoluta ante os olhos da sociedade esbulhada num dos seus mais sagrados direitos: o direito à informação e de pensamento.

O povo dificilmente conseguirá distinguir a aparência da realidade, porque a opinião pública vive acuada e indefesa ante o bombardeio da desinformação imposto pelos meios de comunicação, particularmente pelas redes de Televisão, que impõem a aparência como realidade.

As eleições são também, no fundo, uma outra imensa enganação. Servem, apenas, para manter a ilusão do povo de que elas possam, algum dia, contribuir para mudar a cada vez mais amarga e cruel vida da coletividade. São, no fundo, inúteis. E se porventura servissem para alguma coisa em beneficio do povo, simplesmente não existiriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.