domingo, 15 de agosto de 2010

Artistas sem bandeira

Acho que Jamarrí tem muita razão em cobrar esse silêncio todo. Afinal, será que basta mesmo uma gratificação comissionada para párar a cultura na Paraíba? Perguntar é elucidar, como diz o jornalista Marcos Tavares. Essa carapuça de silêncio subserviente eu não visto. Pois sempre me fiz presente dizendo o que acho. E acho até que muita gente acha um saco tudo que eu acho. Pois eu acho sempre muito. E muito tem ainda que ser dito. E como têm.

Artistas sem bandeira. Que bandeira.

Um abraço,
Ivaldo Gomes




Tacape na Testa

por: Jamarrí Nogueira

Domingo, 15 de Agosto de 2010 - 06h00 - Fonte: http://www.portalcorreio.com.br/jornalcorreio/colunaLer.asp?columnId=31
Artistas sem bandeira

Artista adora assistencialismo e, de maneira geral, vive às custas de esmolas governamentais. Um projeto aqui, um cargo acolá. São reclamões, contundentes e estentóreos. O período eleitoral na Paraíba, todavia, tem sido marcado por um silêncio dos infernos!!! A categoria está caladinha. Não se manifesta nem através da Internet.

Motivo?!?! Medo. Embora pequena parte não se interesse pelo processo, ampla maioria está fora - na verdade - porque teme manifestar opinião antes que as urnas sejam abertas em outubro. Imaginem a situação. Fulano, Beltrano e Cicrano anunciam apoio a Bê, mas o vencedor termina sendo Cê. Lascou!!!

Os neurônios entram em parafuso: ‘vou ficar fora do Fenart!’, ‘não vão aprovar meu projeto na lei de incentivo!’, minha esposa vai perder o cargo comissionado’, ‘vou perder meu cargo comissionado!’.

O nível de dependência impede a manifestação da opinião, maior bem do artista. Aliás, um dos maiores bens do cidadão. Bocas encalacradas. Mordaças. Sei não.

Historicamente, não há recordação de administração estadual que tenha privilegiado o setor cultural de maneira sinérgica. Nos últimos 16 anos, o negócio só piorou. Ainda assim, artistas preferem o silêncio. Não se arriscam. Cedem às neuras. Ao medo. À ausência de opinião.
A manhã tropical não mais se inicia e a bandeira há muito encontra-se enrolada.

Ainda é tempo

Ainda é tempo de apresentar propostas, planos e projetos para a área cultural. Do Litoral ao Sertão, que artistas desenrolem as bandeiras e tratem de exigir dos candidatos compromisso com o setor cultural. Os debates e as avaliações são imprescindíveis. Ou preferem o silêncio...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.