sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hoje 06 de agosto de 2010 centenário de Adoniran Barbosa

Mate a saudade: http://www.youtube.com/watch?v=Ea5nMXIRxQM


Adoniran: o rosto de São Paulo


Fonte: http://www.adoniranbarbosa.com.br/


Se toda a diversidade cultural e as contradições de São Paulo pudessem ser resumidas e encerradas em um só rosto, este certamente viria sob um nostálgico chapéu de feltro e acima de uma indefectível gravata-borboleta. Paulistano de Valinhos, Adoniran Barbosa incorporou e difundiu as vertentes, as tendências e as realidades - suaves e doloridas - de sua terra e de sua gente.

O criativo Barbosinha, porém, não se contentaria em repetir fórmulas. Atuando no rádio, no cinema, na televisão, no circo e na música, legou digitais indeléveis na cultura bandeirante, peculiares marcas que não demorariam a se espalhar, tentacularmente, por todo o país - em especial nas estações ferroviárias, onde centenas de “não posso ficar” seguem ecoando pelos trilhos.

Artista popular no mais popular dos sentidos, Adoniran extraiu da cidade inspiração para compor suas canções e seus personagens. E são eles a garantia de que, ainda que o “pogréssio” jogue contra, São Paulo seguirá aproveitando a sabedoria do velho boêmio para renovar-se com graça e ironia em sua perene troca de identidade - assim como o cidadão João Rubinato, ou Charutinho, ou Zé Conversa, ou Adoniran, o fez tantas vezes.



Guia do centenário

Um centenário multimídia, à moda de Adoniran

Shows, livro, CD e documentários para comemorar os 100 anos do artista


No ano do centenário de Adoniran Barbosa, uma série de produções, eventos e realizações celebra o artista, resgatando e divulgando para as novas gerações sua vida e sua obra. E, ao melhor estilo do mestre, que brilhou na música, no rádio, no cinema, na TV e no circo, entre outras, as homenagens são também multimídia.

Na música, nomes como Paulo Vanzolini, Carlinhos Vergueiro, Maria Alcina e Cristina Buarque já subiram ao palco no primeiro semestre para soltar a voz em shows-tributo a Adoniran. Diversas apresentações musicais estão programadas ao longo do ano – siga o site oficial e o Twitter do Adoniran para não perder nenhuma delas.

No início de maio, chega às lojas o CD Adoniran 100 anos, da gravadora Lua Music, com produção de Thiago Marques Luiz. São 24 canções do compositor, interpretadas por uma constelação de nomes da nova geração e da velha guarda – Jair Rodrigues, Arnaldo Antunes, Wanderléa, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Leci Brandão, Fabiana Cozza, Demônios da Garoa, Quinteto em Branco e Preto, Diogo Poças, Verônica Ferriani, e por aí vai.

No mundo das letras, já está nas livrarias a edição comemorativa do livro Adoniran – Uma Biografia, do jornalista Celso de Campos Jr (Editora Globo). Ampliada, a biografia traz roteiros originais do programa Histórias das Malocas, sucesso no rádio paulista nos anos 1950 e 60, escritos por Osvaldo Moles e estrelados por Adoniran, em seu célebre papel de Charutinho.

No segundo semestre, a MOJO Books lança o Almanaque Adoniran, histórias em quadrinhos, passatempos, crônicas e outras atrações inéditas assinadas por grandes nomes das artes populares.

Nas telas, a Rede Globo de Televisão exibe, no segundo semestre, o especial Por Toda Minha Vida em homenagem a Adoniran Barbosa. As produtoras Boitatá e a Ioiô Filmes preparam um documentário sobre o artista, a cargo das diretoras Aline Sasahara e Vange Milliet.

Nos palcos, está em produção um musical, dirigido por Rubens Ewald Filho, e uma releitura músico-teatral do programa Histórias das Malocas, a cargo do Instituto de Artes do Brasil, com direção de Nanah Pereira.

Para unificar e chancelar as comemorações, a comissão do centenário lançou um logo comemorativo, criado pela designer Tatiana Rizzo, que une elementos gráficos do artista e da cidade de São Paulo que ele tanto cantou em suas músicas. Se você planeja alguma homenagem ao Adoniran e quer usar o selo comemorativo em seu material, escreva-nos: eventos@adoniran.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.