quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PLEBISCITO SOBRE O LIMITE DE PROPRIEDADE DA TERRA E DO GRITO DOS EXCLUÍDOS

O Plebiscito conta com minha total solidariedade. O plebiscito é a melhor forma de garantir democracia direta. Chega de intermediários. Temos mais é que nos representar diretamente. Representante? Só comercial.
Um abraço,
Ivaldo Gomes



CARTA AO POVO DA PARAÍBA CONVIDANDO TODOS A PARTICIPAREM DO PLEBISCITO SOBRE O LIMITE DE PROPRIEDADE DA TERRA E DO GRITO DOS EXCLUÍDOS, A SE REALIZAREM NO PERÍODO DE 1 A 7 SETEMBRO VINDOOUR0



Cidadãos e Cidadãs da Paraíba,





A CNBB, o CONIC, os Movimentos Sociais, as Pastorais Sociais e tantas outras entidades, movimentos e organizações da sociedade brasileira, num total de 54, estão conclamando todos os Cidadãos e Cidadãs a participarem ativamente do PLEBISCITO POPULAR SOBRE O LIMITE DA PROPRIEDADE DA TERRA, NO BRASIL.



Do dia 1º ao dia 7 de setembro próximo, a sociedade brasileira está sendo convidada a opinar sobre se deseja, ou não, estabelecer um limite no tamanho dos imóveis rurais, como já ocorre, aliás, em muitos países. Grande parte do território brasileiro é historicamente constituída de enormes latifúndios ou de áreas até com milhões de hectares de terra que, em grande parte, ficam cativos nas mãos de um pequeno número de gigantescas empresas ou grandes proprietários que vivem a especular com a terra, deixando-a cativa, nem produzindo nem deixando que outros a cultivem. Ora, todos sabemos que são as pequenas propriedades que garantem o grosso dos alimentos em nossas mesas, além de empregarem mais do que as grandes propriedades, já que o agronegócio só cuida da monocultura de exportação (soja, cana, eucalipto, gado, etc.).


Enquanto isso, há milhões de agricultores sem terra, ou expulsos de suas terras, que são obrigados a sobreviver nos grandes centros urbanos, em péssimas condições de vida, oque agrava ainda mais o inchaço das grandes cidades, acarretando conseqüências de todo tipo.



Por isso, uma grande manifestação dos Cidadãos e Cidadãs sobre essa questão do limite da terra, por meio do PLEBISCITO, seguida de uma coleta de milhões de assinaturas, vai funcionar como uma pressão positiva sobre o Congresso Nacional, de modo a sensibilizar os Deputados e os Senadores a votarem uma Emenda à Constituição que, estabelecendo um limite máximo de propriedade fundiária (o correspondente a 35 módulos fiscais, o qual, dependendo das condições de cada região, pode chegar até a uma área máxima de cerca de 3.500 hectares), permita destinar o excedente de terras à Reforma Agrária.



Portanto, de 1 a 7 de setembro vindouro, também os Cidadãos e as Cidadãs da Paraíba são convidados a darem sua opinião, votando no PLEBISCITO SOBRE O LIMITE DE PROPRIEDADE DA TERRA. Para tanto, vão ser instaladas urnas, das 8 às 17 horas, nos principais pontos de maior afluência de gente, bem como em assentamentos rurais, em universidades, em escolas, em sindicatos, em locais designados pelas Pastorais Sociais e pelos demais órgãos promotores do Plebiscito.



Nesse mesmo período, e mais precisamente (no caso de João Pessoa), no dia 1º de setembro, vai realizar-se, pela 16ª vez, o GRITO DOS EXCLUÍDOS E DAS EXCLUÍDAS, cujo lema este ano é: “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um Projeto Popular”. É nesta oportunidade em que também essas mesmas organizações, entidades, movimentos sociais e pastorais sociais farão um caminhada, a partir das 14 horas do mesmo dia 1º de setembro próximo, partindo da Lagoa, passando pela Integração e em direção à Praça dos Três Poderes, GRITANDO POR JUSTIÇA E CIDADANIA, protestando contra o desrespeito a tantos direitos que lhes são negados: direito à terra, direito à água, direito ao trabalho, direito à energia, direito à habitação, direito à saúde, direito a não serem criminalizados os movimentos sociais, as mulheres, os jovens, os adolescentes, os homossexuais, a pobreza.



O Grito é um momento importante que reúne todas as lutas travadas cotidianamente. Seguimos avançando na construção de mais lutas, da formação política e da organização popular, que se darão durante todo o ano.



Sem nossa efetiva participação, as coisas não mudam. Vamos fazer a nossa parte! Vamos participar do Plebiscito e do Grito!



João Pessoa, 23 de agosto de 2010



Assinam as entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais que promovem os dois atos.

Telefone da Assembléia Popular/PB: 3222-5808

E-mail: pbassembleia@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser, mas diga.